Pesquisar

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Obras da carne


 

Todo cristão deve manifestar o fruto do ESPÍRITO, mas se não andar em espírito, fatalmente acabará manifestando as obras da carne, por isso, é importante estudarmos tanto um quanto o outro.

“Digo, porém: Andai no espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o espírito, e o espírito contra a carne; porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo ESPÍRITO, não estais sob a lei.” (Gálatas 5:16-18)


Temos a opção de alimentarmos a carne ou o espírito, sendo certo que aquele que for alimentado, ficará forte. Dessa forma, todo cristão deve optar por alimentar seu espírito.

“Ora, as obras da carne são conhecidas, e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni, que não herdarão o reino de DEUS os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5:19-21)

As obras da carne apresentam-se como uma consequência de andar na carne, não são, porém, as características de uma pessoa ou seu caráter, por isso Paulo diz: “e coisas semelhantes a essa”, pois não há o interesse em descrever tudo de errado que alguém possa fazer. Não devemos julgar a carne de uma pessoa, pois carne é tudo igual; nenhuma presta. Se cairmos em quaisquer desses pecados, estaremos abrindo uma “brecha” para que o mal entre em nossas vidas, trazendo enfraquecimento espiritual, com tendência cada vez maior à pratica das obras da carne.

O enfraquecimento espiritual gera a manifestação das obras da carne, enquanto o fortalecimento, a manifestação do fruto do ESPÍRITO. Tanto o fortalecimento, quanto o enfraquecimento espiritual não acontecem do dia para a noite, mas é algo que demanda tempo, pois a unção de DEUS é conquistada dia a dia; ninguém tem a plenitude do ESPÍRITO SANTO de um dia para o outro. Toda mudança espiritual na vida do cristão, seja ganho ou perda de unção, acontece aos poucos.

Todo problema está em sairmos do espírito e entrarmos na carne sem que percebamos, pois essa transição pode ser provocada por fatos acumulados diariamente, sendo assim, é importante vigiarmos muito. O Rei Davi, por exemplo, cometeu um adultério (2 Samuel 11), mas esse pecado teve início enquanto cobiçava a mulher de outro homem, sendo que esse pecado inicial foi o que gerou a traição e até um homicídio.

DEUS não deseja que lutemos contra as obras carnais estando na carne, pois essa luta seria realizada através de esforços próprios, o que não funcionaria. Só temos condições de combater a carne, estando em espírito, por isso, se estivermos na carnalidade, devemos voltar o quanto antes para o espírito e, o mais importante, nos mantermos nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário